10 Coisas que Todo Blogueiro Iniciante Deveria Saber

blog

Ainda me lembro quando passou pela minha cabeça que eu iria fazer um blog. Inicialmente foi aquela coisa “Será que meu blog vai fazer sucesso?” “Será que as pessoas vão gostar?”. Hoje essas perguntas ainda me atormentam, claro. Mas listei aqui algumas coisinhas que eu deveiria saber, e que toda pessoa novata na blogosfera também deveria.

1. Não deixe seu blog público

Ok, pode parecer estranho, mas enquanto você estiver cuidando de alguns fatores como nome e layout, coloque ele no modo privado para que as pessoas não vejam o seu blog todo bagunçado!

2. Está tudo bem!

Se o seu blog não estiver do jeito que você tanto quer, não quebre a cabeça com isso. Você ainda tem tempo, não é obrigado você ter um cabeçário lindo, um layout perfeito ou domínio pronto (.com, .com.br, etc) logo de primeira.

3. Pense bastante no primeiro post

Antes de tudo, lembre-se: Nenhum blog, mas nenhum MESMO, consegue um milhão de visualizações no primeiro post. A melhor pedida para esse primeiro post é se apresentar ou falar sobre algo que você goste muito.

4. Atenção na página “Sobre”

Essencial em todos os blogs, se você não tiver uma página “Sobre”, como os seus leitores vão saber quem você é, o que você faz? Mas também cuidado para não se expor demais! E essa página não precisa ser obrigatoriamente Sobre, pode ser “Sobre Mim”, “Sobre o blog”, “Eu” ou “About” (“sobre” em inglês).

5. Cuidado com o nome

Se eu tivesse escolhido o nome desse blog como “Fashion On Top”, a lógica seria postar apenas sobre moda e beleza. Ou você iria falar sobre livros em um blog assim? Por isso se você colocar livros, moda ou beleza no nome, cuidado para não fugir do assunto. Por isso junte o nome do blog ao seu conteúdo e só fale de uma única coisa no blog se você gostar muito do assunto, porque você pode enjoar depois. Lembra que eu já exclui um blog por causa disso?

fazer-blog-como-montar-blog

6. Cuidado com a gramática

Uma coisa que NINGUÉM pode esquecer é a gramática do seu blog. Você precisa saber escrever de uma forma legível, ou vc vái ixkrevê sel txto axim? Alerta com o internetês!

7. Não plagie

Isso é uma coisa muito feia e é crime! Sem falar que tira a essência do seu blog. Como você escrever sobre um assunto se outra pessoa já leu a mesma coisa em outro blog? Não dá né. Uma coisa é se inspirar, copiar é totalmente diferente. Se você pegar o conteúdo, dê os créditos ao menos.

8. Não desista!

Você tem poucas visualizações? Não desista! É normal e acontece com todo mundo. Mas também não poste pensando muito no futuro, já que não é fácil atingir o sucesso tão rápido. E é tudo uma questão de querer. Zele por seu blog, pois ninguém consegue nada sem esforço.

9. Prestigie seu blog

Claro que com isso eu não estou querendo dizer para você sair por aí “mendigando” visualizações, mas sim pedir educadamente, sem irritar. Por exemplo:

“Gente eu fiz um blog, o nome dele é <nome do seu blog> e vão lá visitar ele porque ele é muito bom e comentem pelo amor de Deus. Vão lá imediatamente: http://www.nomedoseublog.seudominio&#8221;

Isso vai fazer com que as pessoas não o visitem nunca e não irá passar uma boa impressão, nem para você nem para o seu blog. Outro exemplo:

“Oi gente, eu acabei de fazer um blog, o <nome do seu blog>. Visita lá, prometo que você não vai se arrepender: http://www.nomedoseublog.seudominio. Ah, e obrigada desde já ❤ !

Aí sim as pessoas vão querer visitar e o público vai gostar ainda mais.

10. Não ligue para os comentários negativos

Não adianta. Por mais que você não queira, alguém, em algum lugar, não irá gostar. Um dos piores erros dos blogueiros novatos é tentar agradar a todos. É tentando agradar a todos que você não vai conseguir agradar ninguém.

Bom, é isso. Se você tiver prestado atenção, a partir daí é só sucesso!

Deixe um comentário

